quarta-feira, 7 de novembro de 2012

GRIPE H1N1

A gripe suína, como ficou popularmente conhecida é uma doença respiratória causada pelo vírus Influenza A (H1N1).

Abril de 2009, foram registrados os primeiros casos de mais uma gripe nos países do México e nos Estados Unidos e na América do Norte. Até aquele ano, a comunidade científica mundial nunca tinha registrado um caso de gripe, que tinha os mesmos sintomas da convencional, porém, com efeitos devastadores para quem fosse contaminado. Começava ali um temor da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da Organização das Nações Unidas (ONU) de uma pandemia mundial.

Cuidados higienicos. Crédito DéboraBianca
A gripe suína, é uma doença respiratória causada pelo vírus Influenza A (H1N1). A sua forma de contágio é pelas vias aéreas, e com o contado direto com uma pessoa infectada, principalmente por meio de espirros e tosse. E não pode ser contraída pelo consumo de carne de perco, como era pensado no início das pesquisar. Os sintomas da H1N1 são parecidos com a da gripe convencional, dor no corpo, e nas articulações, fadiga, febre. Mas alguns cuidados podem ser tomados para evitar a gripe. “Para não contrair a gripe suína ou com qualquer outro tipo de doença respiratória, basta por em prática os cuidados com a higiene pessoal como: sempre lavar as mãos, ao espirrar ou tossir cobrir a boca com um lenço. E se os sintomas continuarem por um período longo, e apresentarem piora, é necessário procurar uma unidade de saúde o mais rápido possível. Nada de ficar achando que é uma virose e procurar tratamento caseiro”, explicou o diretor médico do Hospital da Restauração, Dr. Roberto Natanael.


A gripe suína no Brasil

No Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, do mês de abril de 2009 até Julho deste ano (2012), e aproximadamente 657 pessoas morrem no Brasil em função da nova gripe. E do começo do ano de 2012 até o final de agosto, 87 pessoas já Morreram devido a gripe suína. Quem pega o temido vírus não está sentenciado à morte. A doença já tem tratamento, e vacina, foi descoberto que o medicamento Tamiflu, também utilizado para o tratamento da gripe aviária, tem um combate eficaz ao vírus H1N1. A pequena estudante Carolina Alves de 7 anos,  teve a gripe em 2009. “A princípio pensei que fosse uma gripe comum, só que ela começou a apresentar outros sintomas, levei ela ao médico, que a diagnosticou com a gripe Suína, fiquei com muito medo que a minha filha morresse, afinal de contas, eu não sabia direito que doença era essa, e só via nos noticiários que milhares de pessoas já haviam morrido em todo o mundo. Mas como procuramos tratamento rápido, minha filha reagiu aos medicamentos e ficou boa”, comenta Eliana Alves, Mãe de Carolina.

É importante saber diferenciar a gripe H1N1, da gripe convencional. Os sintomas basicamente são os mesmo, no entanto, com intensidades diferentes. Os indivíduos tendentes de sofrer complicações devido a gripe suína são as crianças, gestantes, idoso e pessoas que sofre alguma doença crônica como, diabetes e asma.


Como tratar a Doença

O tratamento é feito a base de medicamentos, que impede a replicação do vírus no organismo. Os remédios são Tamiflu e Releza. Os medicamentos para a gripe suína, não são encontrados em farmácias. Eles são controlados pelos órgãos responsáveis e são restritos apenas as pessoas que possuem o vírus, e fornecidos após o diagnóstico da nova gripe. Analgésicos para baixar a febre e diminuir o mal estar, podem ser utilizados, se for recomendado por algum médico. O repouso é fundamental nesse caso, além da pessoa alimenta-se bem e beber bastante água. É muito importante que estudantes não frequente a escola e trabalhadores faltem ao trabalho. É necessário evitar ter contato com outras pessoas, e não ficar em locais fechados, como shoppings, por exemplo, até o individuo estar completamente curado. Quando mais cedo for diagnosticado, mas ele é eficaz, se o pessoa não for devidamente tratada, podem aparecer complicações, e levar o individuo a óbito. 

Em Pernambuco, pacientes com os sintomas da Influenza devem ser encaminhados ao Hospital Universitário Osvaldo Cruz no bairro de Santo Amaro, Centro do Recife.  


Equipe Recife com Saúde