quinta-feira, 27 de setembro de 2012

ENTREVISTA


ALERTA CONTRA A DENGUE

A enfermeira Luiza Felix, de 26 anos graduada pela Universidade Federal de Pernambuco. Em entrevista para o blog Recife com Saúde, dá dicas para a população de como evitar a dengue. Uma doença muito comum, que atingi milhares de pessoas todos os anos. A enfermeira fala como as pessoas podem evitar o aumento dos casos da doença, além de alertar quais são os sintomas e quais são as formas mais graves da doença, que podem levar a óbito.    

Equipe Recife com saúde - Como se contrai a doença?


Luiza Felix - Através do mosquito aedes aegypti fêmea, que pica o indevido infectado, mantém o vírus na saliva e o retransmite em novas picadas. Qualquer pessoa pode contrair a doença.


E.R - Quais são os principais sintomas da dengue?


L.F - Os principais sintomas são febre alta, dor de cabeça, dores nas costas e dor atrás dos olhos. Ás vezes com aparece manchas avermelhadas pelo corpo. A febre dura cerca de cinco dias. E em alguns pacientes podem ocorrer hemorragia na boca, no nariz ou na urina.


E.R - Quais são os tipos de dengue mais comum?


L.F - As mais comuns são a dengue clássica que se inicia de maneira súbita e a dengue hemorrágica que é a forma mais grave da doença.

                                                                                         
E.R - Por que a Dengue hemorrágica é a forma mais grave?


L.F - Porque após o 5ª dia da doença, alguns pacientes começam a apresentar sangramento e choque. Os sangramentos ocorrem em vários órgãos, levando a pessoas a óbito. A dengue hemorrágica precisa sempre de uma avaliação médica.

E.R - Qual o tratamento para os doentes?
                                                                                         

L.F - Não existe um tratamento específico para a dengue. O indicado é repouso absoluto e a ingestão de muito líquido. E remédios antitérmicos que deve ser receitado por um médico.


E.R - Quais os remédios que o doente não pode tomar e por quê?


L.F - Remédios a base de ácido salicílico. Exemplos: Doril, melhoral. Pois como eles tem efeito anticoagulante, podem causar sangramentos.


E.R - Em qual época do ano os hospitais em que você trabalha atende mais pacientes com a doença?


L.F - No verão, porque aumenta a incidência de chuva. E as pessoas relaxam, porque passam um tempo sem aparecer muitos casos, e esquecem. E quando chega o período chuvoso volta com tudo.


E.R - O que a população pode fazer para evitar e desenvolvimento da doença?


L.F - As medidas são praticas e muito eficaz. Basta às pessoas terem a consciência de não deixar água parada. Por exemplos em lajes, em vasos de plantas, caixas de água sempre limpas e bem fechadas.  Não deixar lixos em terrenos abandonados. E quando não puder resolver algum tipo de situação avisar prontamente ao agente público de saúde para que ele tome a medida certa. 


Equipe Recife com Saúde

Um comentário:

  1. Realmente, temos que ter cuidado com a dengue. ótimas dicas de como evitar o mosquito.

    ResponderExcluir